TRANSMISSÃO DE CARGO
FAB realiza transmissão de cargo do EMAER e despedida de Oficial-General
A Base Aérea de Brasília (BABR) sediou, nesta sexta-feira (05/09), uma cerimônia militar duplamente especial: a passagem de chefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e a despedida do serviço ativo do Chefe Substituído. Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic encerrou seu ciclo à frente do EMAER e se despediu da ativa após uma trajetória dedicada à Força Aérea Brasileira (FAB).
Em seu lugar, assume o comando o Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, que passa a liderar a Organização Militar responsável por assessorar o Comandante da Aeronáutica no planejamento e na coordenação de atividades estratégicas da Instituição. O ato solene foi presidido pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, demais autoridades civis e militares, além de familiares e convidados.
Durante a cerimônia, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, prestou homenagem ao Tenente-Brigadeiro Farcic, que se despediu do serviço ativo após 46 anos de dedicação à FAB. “O Brigadeiro Farcic sempre se destacou não apenas pelo profissionalismo, mas também pela leveza e bom humor que tornaram cada missão e cada ambiente mais harmonioso. Ao longo de sua carreira, pilotou aeronaves de diferentes perfis, liderou projetos estratégicos e sempre demonstrou lealdade, integridade e espírito de cooperação. Sua passagem pela Força Aérea Brasileira nos lembra que o que nos une, antes de qualquer insígnia, é a condição de sermos humanos e amigos. Gostaria também de manifestar meu reconhecimento à sua família, que esteve ao seu lado com amor e dedicação. Reforço, ainda, que suas contribuições ficarão eternizadas na história da Instituição", destacou o Oficial-General.
O Comandante da Aeronáutica também se dirigiu ao novo Chefe do EMAER. "Recebemos com grande honra e confiança o Brigadeiro Walcyr, que assume agora o comando do Estado-Maior da Aeronáutica. Com uma trajetória marcada por competência, liderança e compromisso, temos certeza de que ele conduzirá, com dedicação e visão estratégica, fortalecendo ainda mais a Força Aérea Brasileira”, afirmou.
Homenagem ao Tenente-Brigadeiro Farcic
A solenidade foi marcada pela despedida do Tenente-Brigadeiro Farcic, que passou para a reserva após mais de quatro décadas de dedicação à Força Aérea Brasileira.
Em suas palavras de despedida, o Tenente-Brigadeiro Farcic agradeceu à Instituição, aos compa
nheiros de jornada e à família pelo apoio incondicional ao longo de sua trajetória. "O que sinto hoje é a emoção de uma vida inteira dedicada à Força Aérea Brasileira. Ela não é apenas uma Instituição de trabalho, faz parte da minha vida, faz parte do meu ser. Eu tiro a farda, mas o azul da Força Aérea e os valores que carrego vão ficar para sempre comigo. Só tenho a agradecer por tudo o que recebi: conhecimento, amizades, voos e aprendizados que jamais esquecerei. Agora, levarei tudo isso comigo junto com minha família”, emocionou-se o Oficial-General.
Natural de São Paulo (SP), o Oficial-General foi declarado Aspirante a Oficial em 1985 e promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro em 2021. Em sua carreira, acumulou mais de 5 mil horas de voo e ocupou cargos de alta relevância, como Comandante da Primeira Força Aérea, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), Comandante-Geral de Apoio, Comandante de Preparo e Chefe do EMAER.
Durante a homenagem, foram realizadas diversas demonstrações simbólicas e emocionantes, como a entrega do Espadim de Cadete da Aeronáutica, pelas mãos de um Cadete Intendente, representando a custódia definitiva de sua jornada militar e a entrega da insígnia de Tenente-Brigadeiro do Ar, arriada do mastro e oferecida como lembrança do honroso convívio na ativa.
Novo Chefe do EMAER
Natural de Guaratinguetá (SP), o Tenente-Brigadeiro Walcyr ingressou na FAB em 1984 e foi promovido ao atual posto em março de 2023. Possui mais de 4 mil horas de voo e um vasto currículo operacional e administrativo. Em sua trajetória, exerceu funções de destaque, como Comandante do Segundo e do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II e III), Adido de Defesa e Aeronáutico na França e Bélgica, e Chefe de Operações Conjuntas (CHOC) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).
“Hoje é um dia muito especial, primeiramente por estar aqui, na despedida do Farcic, que é um grande amigo e um exemplo para todos nós. E segundo, assumir o EMAER é uma honra que eu jamais imaginei na minha carreira, não só pelo desafio de conduzir o planejamento estratégico da Força e de toda a governança, mas também por trabalhar ao lado de profissionais selecionados, com quem estarei, para cumprir a missão e fazer o melhor pela Força Aérea”, disse o novo Chefe do EMAER.
Fotos: Sargento Müller Marin e Luiz Pereira/ CECOMSAER
Vídeo: Sargento Marcos/ CECOMSAER
